4 de abril de 2008

deve haver alguma coisa que ainda te emocione

Dormi feliz noite passada. Refestelado, feliz.
Sim, me animo ainda com um bom jogo e com alguns que mesmo não tão bons tragam emoção. Não estou entre os mais fanáticos e cegos torcedores, daqueles que se pintam para uma final de campeonato mas certamente não estou também entre aqueles que maldizem o futebol e desacreditados nos cartolas de hoje renegam a arte da bola.

“Esta noite o Palmeiras mostrou poder de decisão ao bater a Portuguesa, por 1 a 0, no Palestra Itália” está no jornal. “Ah mas foi a portuguesinha”- bradam alguns. “Ah mas jogou mal pra caramba” – decretam outros. . Mas foi de um a zero e foi no ultimo lance e foi emocionante. E ninguém tinha deixado o estádio- defendo eu. Sem desistir até o último minuto, alcançou assim a liderança do Campeonato. Momentânea, mas que importará a história isso.

Foi o atacante desacreditado e novato, aproveitando confusão tamanha, predestinado certamente que acabara de entrar, o executor preciso do tento único. Vitória de 1xo aos 48 do segundo tempo,. Torcida que não arredou o pé até o fim, verdadeira fidelidade,essa sim.

E hoje cedo saio de casa, gozando o porteiro adversário, que semana passada levará também a sua sova do esquete verde e não tarda já vejo nas ruas as conseqüências de uma melhora na campanha mais decente, como a muito. A volta das camisas, todas elas e como elas agora são coloridas e variadas, o orgulho da velha Agip de algodão, e lembra do Evair..
A torcida que outrora entoava cantigos irônicos pela volta de fadados fracassos... como que a gozar os verdes do momento, impaciente das novidades não vindouras; hoje já sorri e quiçá ri. Anima-se a um olé aos vinte e cinco da segunda etapa (ousadia?)

Calma lá, não estamos tratado ainda de um elenco italiano ou um esquete de primeira grandeza, mas já de homens que se pode esperar uma invertida de jogo daquelas de fazer caras e bocas aos futeboliticos de plantão e vez por outra uma matada daquelas do craque gauche e desajeitado. Misto de chileno e venezuelano, cirurgião preciso da bola. Novo ídolo de uma família saudosa já de um Animal que hoje solto parece não mais se adaptar ao terreno..

Não vamos agora descaracterizar ídolos eternos. Foi sim este um grande entre os grandes do clube e estará lá , guardado e homenageado na nova academia , ao lado de um Luís Pereira, Dudu, Ademir da Guia “o divino’, Leivinha, Evair “o matador’, César Sampaio “o talento” e outros..
Alias já estão todos lá: em galeria especial , também nova de acesso a área vip (a tempo de meu protesto), patrocinada por uma empresa de cartão de credito.. venham que venham as criticas, também minhas e também justas.

Mas dizem, que o palestra ganha ares de clube europeu . Dizem, não vi de perto, afinal critico que sou maldigo o alto valor do ingresso para habitar por noventa minutos a pequena Veneza e ver do outro lado do fosso um esquadrão amarelo brilhante jogar um futebol honesto.

rafa

Nenhum comentário: