17 de março de 2008

formatura

Finalmente chegou essa bendita hora, estudamos como nunca e aqui estamos para comemorar um pouco.
Mas que saco! Ouvir discurso de professor boiola,aplaudir coordenador especialista em suspensão dos alunos, fazer cara de bobo, sentado durante três horas sem encostar as costas
Parece uma chatice... e é!

Estudei como um cavalo durante todo o tempo de escola (pra não exagerar, nos três últimos anos! ou talvez no último! não importa!) então chegou a hora de receber os cumprimentos.
Acho que isso é igual pra todo mundo: a mãe toda orgulhosa chora como uma torneira, a vovó não se contenta com o lenço e se enxuga até na blusa, fica com cara de atropelada de tanto chorar, o avô por sua vez, mais vermelho que um tomate, faz cara de durão e ensaia um discurso emocionado. É sempre a mesma lenga-lenga, o pai mais durão ainda diz: não fez mais que a obrigação: estudar!

Nessa verdadeira comoção familiar não poderia faltar a irmazinha que dorme na cadeira ou chora ( pior é quando chora, gritos estridentes acompanham os soluços deixando a platéia atormentada).Tem também o irmão menor que não dá a menor bola e te acha um babaca e um puta de um quadrado com aquela beca idiota. Já o irmão mais velho não, já formado e trabalhando descola um infeliz ali do lado e passa toda a cerimônia contando das suas estórias escabrosas em que com certeza ele é o herói.

Fora tudo isso tem todo o ritual dos discursos, fala o diretor da escola que ninguém nunca viu, fala o pior professor, geralmente como “paraninfo” escolhido pelo bando de puxa-sacos dessas famosas comissões de formatura. Discursa todo o corpo docente e os oradores, esses sim sabem enrolar ( fui orador em minhas duas formaturas da vida), elogiam os mestres, falam em prol da turma, mostram a união dos alunos, ressaltam a importância dos empregados e funcionários humildes de nosso maravilhoso colégio e blablabla... blablabla.....blablabla.....

Um professor prevê na hora o futuro profissional de todos, faz previsões otimistas, outro relembra toda vida escolar dos alunos, outro ainda atenta para os riscos futuros, aconselha os jovens, chora um pouco, ri outro pouco, fala, fala , fala .... e a galera com um puta de um sono!
No fim todos choram e se abraçam, alguém sempre cai, alguém sempre perde o canudo ou o chapéu, alguém sempre se excede. Abraçam-se os pais e mais uma série de convenções, e tudo isso se passa, toda a cerimônia com os benditos formandos só pensando em uma coisa: a viagem de formatura!!! Esperada a anos, planejada, desejada, paga com sacrifício: Finalmente a liberdade !
Se a sua formatura não foi assim é um milagre, se você não passou por isso uma vez na vida considere-se um anormal (vá se tratar!)
rafa

Nenhum comentário: